Iga Swiatek não conseguiu replicar a postura autoritária da primeira ronda e viu-se na tarde desta quinta-feira em apuros para fazer jus ao estatuto e seguir rumo a uma nova terceira ronda do US Open. Vivência oposta teve outra ex-campeã, Naomi Osaka, que voltou a exibir-se em alta para assinar uma nova vitória de sentido único.
Sem encontros passados para preparar o embate com a neerlandesa Suzan Lamens (66.ª), Swiatek viu-se inibida de resolver a disputa de forma direta e perdeu a liderança conquistada no primeiro capítulo. Mais tarde, a número dois mundial evitou que os alarmes soassem com maior sonoridade e desfez as hesitações ao terceiro ponto de encontro, por 6-1, 4-6 e 6-4.
Aos 24 anos, Iga Swiatek acede pela sexta ocasião consecutiva à terceira ronda da prova que venceu em 2022, mas ainda tem caminho a trilhar para defender os quartos de final atingidos na última edição. Pela frente segue-se a russa Anna Kalinskaya (29.ª), com quem regista uma igualdade no historial (1-1).
Horas depois, Naomi Osaka não quis complicar o compromisso com a anfitriã Hailey Baptiste (47.ª) e fez o três em três em confrontos diretos ao dominar por completo todos os capítulos da partida e celebrar em apenas 72 minutos por 6-3 e 6-1. A vencedora de 2018 e 2020 do US Open vai discutir o acesso à segunda semana com uma russa: Daria Kasatkina (18.ª) ou Kamilla Rakhimova (65.ª).