Prodígio Gilles-Arnaud Bailly atinge a primeira final Challenger na CT Porto Cup

Eduardo Oliveira/FPT

PORTOGilles-Arnaud Bailly está a quebrar barreiras atrás de barreiras na cidade invicta e este sábado assegurou a estreia em finais do ATP Challenger Tour ao celebrar pela quarta vez consecutiva na CT Porto Cup.

O talentoso jovem belga (esta semana no 341.º posto do ranking, mas já com a garantia de chegar ao top 300) resistiu ao braço de ferro com o espanhol Alejandro Moro Canas (300.º) e venceu por 6-4, 1-6 e 6-3.

O duelo que inaugurou a jornada no Clube de Ténis do Porto só ficou resolvido após 2h42. Apesar de estar pela primeira vez numa meia-final desta dimensão, Bailly entrou no encontro mais agressivo e foi recompensado com uma quebra de serviço madrugadora que lhe deu o embalo para vencer primeiro set — resistindo com pompa e circunstância às investidas de Moro Canas (finalista de um Challenger no Porto em 2024, mas sobre terra batida) no derradeiro jogo ao anular cinco pontos de break.

Moro Canas não deitou a toalha ao chão e desempenhou um segundo set perfeito (duas quebras de serviço e break points no outro jogo de resposta) para igualar rapidamente o encontro, mas no terceiro o ascendente voltou ao lado do mais novo. Extremamente consistente, Bailly forçou o espanhol a aumentar o risco e os erros consequentes fizeram a diferença nos momentos-chave, com o adversário a desperdiçar duas oportunidades de ouro na reta final.

Atualmente com 19 anos, Bailly checou às chegou às bocas do mundo ao tornar-se numa das figuras do circuito mundial de sub 18 quando ainda só tinha 16 anos. O tenista nascido em Hasselt foi vice-campeão de Roland-Garros e do US Open sub 18 e chegou à liderança da hierarquia de juniores nessa época de 2022, mas só em 2025 apostou a 100% no profissionalismo — pelo meio aceitou uma bolsa financeiramente apelativa para passar um curto período no circuito universitário norte-americano.

Depois de oito finais no circuito ITF (as últimas cinco este ano), das quais venceu meia dezena, o novo tenista-sensação da Bélgica estará pela primeira vez numa decisão Challenger. Aconteça o que acontecer, na segunda-feira passará a fazer parte do top 300 mundial, mas para tornar a semana no Porto ainda mais especial terá de vencer ou o favorito do público Frederico Silva (255.º) ou o segundo cabeça de série Guy Den Ouden (161.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.