Alexander Zverev ainda não tinha sido colocado verdadeiramente à prova no percurso até à terceira ronda do US Open, mas as provações chegaram na madrugada deste domingo e foram demasiado fortes. O número três mundial e ex-finalista em Nova Iorque inibiu-se frente a Felix Auger-Aliassime e despediu-se da corrida pelo título.
O primeiro capítulo até correu no sentido das pretensões do alemão, que no segundo parcial chegou a ter nas mãos uma oportunidade de ouro para ampliar a vantagem e ficar a meio caminho dos oitavos de final. Apesar disso, Auger-Aliassime manteve-se sempre de cabeça erguida e, uma vez igualada a partida, prolongou o processo de remontada.
O canadiano foi quem esteve mais inspirado na segunda metade do encontro e esteve sempre um patamar acima do de Zverev, para ao fim de quase quatro horas celebrar a maior vitória da carreira por 4-6, 7-6(7), 6-4 e 6-4, depois de ter disparado 51 winners ao longo do frente a frente.
Felix Auger-Aliassime caminha pela segunda vez na carreira para a segunda semana de competição no US Open e, quatro anos depois de ter alcançado as meias-finais do torneio nova-iorquino, vai agora desafiar o russo Andrey Rublev.