Matilde Novais viveu uma quinzena perfeita e este domingo sagrou-se campeã nacional de sub 16 exatamente uma semana após ter feito o mesmo em sub 18.
Aos 16 anos, a jogadora do Mais Ténis, na Póvoa do Varzim, não acusou a transição do piso rápido do Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, onde triunfou oito dias antes, e triunfou na terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, ao vencer Noa Freitas por 6-1 e 6-4.
Matilde Novais defendia o estatuto de primeira cabeça de série e não cedeu qualquer set ao longo de toda a semana. Na primeira ronda superou Francisca Caetano por 6-0 e 6-0, na segunda superou Beatriz Angélico com 6-4 e 6-3, nos quartos de final venceu Helena Sequeira por 6-0 e 6-0 e nas meias-finais passou por Sofia Almeida com os parciais de 6-0 e 6-1.
O título de pares foi ganho por Gabriela Amorim e Maria Carneiro. As jogadoras do Rackets Pro EUL e do Clube de Ténis do Jamor foram mais fortes do que Sofia Almeida e Kika Lima e venceram por 7-5, 6-7(5) e 10-8.