Carlos Alcaraz já cumpriu mais de metade do caminho para um hipotético segundo título do US Open e voltou a apresentar-se num grande ritmo para repetir a viagem de acesso aos quartos de final do torneio. O número dois mundial ainda foi posto à prova por Arthur Rinderknech (82.º) mas conseguiu resolver a missão sem sobressaltos.
As chances de fazer o break foram nulas num primeiro parcial onde imperou o equilíbrio e só na fase adicional é que Alcaraz conseguiu fazer a diferença à segunda oportunidade. Posteriormente, a margem não foi muito mais ampla, mas permitiu que o espanhol assinasse uma quebra em cada um dos sets para chegar a 7-6 (3), 6-3 e 6-4.
Um ano depois da desilusão com uma despedida precoce na segunda eliminatória, Carlos Alcaraz volta a posicionar-se entre os oito jogadores a voar mais longe no US Open. O natural de Múrcia segue pela quarta vez na carreira para os quartos de final em Nova Iorque e vai ser desafiado pelo checo Jiri Lehecka (21.º) num duelo a valer o passaporte para as meias-finais.