João António, Guilherme Valdoleiros, Francisco Faria, Gonçalo Quintela e Pedro Moacho avançaram para a terceira e última ronda do qualifying do Setúbal Open. A 10.ª edição deste ITF M25 começou esta segunda-feira no Clube de Ténis de Setúbal e decorre até domingo.
A jornada inaugural foi dupla, mas muitos dos portugueses que entraram em ação só disputaram um encontro. Foram esses os casos de Guilherme Valdoleiros e Gonçalo Quintela, que venceram os respetivos compromissos (o primeiro por 6-1 e 6-0 sobre Ricardo Soares na derradeira ronda, o segundo por 6-3 e 6-3 sobre Tiago Valentim antes de beneficiar da falta de comparência de Joshua Peck) para agendarem um braço de ferro na ronda de acesso.
Pedro Moacho nem precisou de entrar em ação para chegar à última fase, que vai discutir com o espanhol Alejandro Lopez Escribano, enquanto Francisco Faria superou Dino Molokova por 6-2 e 6-4 num dos duelos lusos do dia e marcou encontro com Connor Thomson, quinto favorito.
João António também entrou com o pé direito ao derrotar Fernandez Couto Goi por 6-4 e 6-1 e na terça-feira discutirá a passagem ao quadro principal com Pablo Aunion.
Estes cinco jogadores portugueses tentarão juntar-se aos oito que já estão assegurados na grelha mais importante do 10.º Setúbal Open.
Pedro Araújo (472.º ATP) lidera a comitiva ao defender o estatuto de sétimo cabeça de série. Tal como ele, Francisco Rocha (766.º), Tiago Torres (878.º) e Tomás Luís (880.º) também obtiveram entrada direta, enquanto Diogo Marques (1050.º), Tiago Cação (1084.º), Daniel Batista (1483.º) e João Graça (1486.º) foram contemplados com wild cards.
Entre eles, dois irão a jogo esta terça-feira, não antes das 13 horas: Pedro Araújo contra o espanhol Mario Gonzalez Fernandez (721.º), Tiago Cação frente ao norte-americano Dali Blanch (438.º).