Francisco Rocha apurou-se pelo segundo ano consecutivo para a final de pares do Setúbal Open, ITF M25 que celebra a 10.ª edição e acontece até domingo no Clube de Ténis de Setúbal.
Já com a prestação individual concluída, o jovem português de 24 anos prolongou a campanha ao lado de Rafael Izquierdo Luque ao vencer os também espanhóis Alberto Barroso Campos e Ignasi Forcano por 6-4 e 7-6(4).
Em 2024, Francisco Rocha foi travado na final deste mesmo torneio por Luque e Barroso Campos. Agora, une esforços com um dos espanhóis e ao conseguir a desforra do outro celebrou o sétimo apuramento da carreira (quarto esta temporada) para uma decisão de pares.
Campeão em Vale do Lobo e Castelo Branco, o jovem natural do Porto tentará festejar pela terceira vez em 2025 e quinta na carreira — três dos títulos foram com Izquierdo Luque, incluindo o primeiro desta época — e para isso terá de superar Lui Maxted e Connor Thomson, que esta semana já colocaram um ponto final nas campanhas de três portugueses: Pedro Araújo e Diogo Marques ao afastarem os primeiros cabeças de série na estreia e João Graça (com o suíço Patrick Schoen) nos quartos de final.
Nas meias-finais desta sexta-feira, os britânicos eliminaram o mexicano Alex Hernandez e o estónio Johannes Seeman, quartos favoritos, por 6-3 e 6-3.
A final de pares será jogada na parte da tarde, nunca antes das 15h30, mas a jornada de sábado começará cinco horas antes, com as meias-finais de singulares.
Ryan Peniston (253.º classificado no ranking ATP, ex-123.º) lidera o elenco de semifinalistas. O britânico de 29 anos superou Alex Hernandez (460.º) por autoritários 6-2 e 6-1 e terá como adversário o espanhol Mario Gonzalez Fernandez (721.º) na segunda meia-final do dia.
Na primeira, logo às 10h30, estarão frente a frente Alec Deckers (1034.º) e Rafael Izquierdo Luque (1817.º). O neerlandês venceu o maior braço de ferro do dia ao triunfar com os parciais de 7-6(4), 3-6 e 6-3 perante o grego Aristotelis Thanos (476.º), já o espanhol surpreendeu o segundo pré-designado, Henry Searle (384.º), com uma reviravolta consumada por 4-6,6-3 e 6-4.