LISBOA — Tiago Cação lutou de igual para igual com o ex-campeão Marco Cecchinato antes de ser eliminado do Lisboa Belém Open na primeira ronda do qualifying.
De volta ao palco onde em 2017 cumpriu a estreia no ATP Challenger Tour, o jogador português de 27 anos (1083.º ATP) cedeu pelos parciais de 6-4 e 7-5 face ao italiano, atual 275.º e ex-top 20 que foi semifinalista de Roland-Garros em 2018.
Frente a frente com um especialista de terra batida, Cação reagiu bem às condições de jogo complicadas (muito vento) e causou problemas ao vencedor de 2022, mas enfrentou dificuldades no serviço que o limitaram nos momentos decisivos — no primeiro set recuperou por duas vezes de um break de atraso e no segundo liderou por 3-0, em ambos os casos acabando quebrado na reta final.
Tiago Cação foi o primeiro de seis portugueses a entrar em ação no qualifying do Lisboa Belém Open, onde procurava a segunda vitória ao nível Challenger desde que voltou à competição. O tenista de Peniche esteve afastado dos courts durante mais de três anos, mas foi rápido a pontuar neste regresso e depois de uma quinzena recheada de triunfos em Idanha-a-Nova recuperou o ranking e aproximou-se do top 1000.