LISBOA — Henrique Rocha voltou a entrar com o pé direito no Club Internacional de Foot-Ball e venceu Pedro Araújo para chegar à segunda ronda do Lisboa Belém Open, onde horas antes também o irmão Francisco Rocha (ainda no qualifying) e Tiago Pereira (já no quadro principal) seguiram em frente.
O prato principal desta jornada sorriu ao portuense (171.º no ranking ATP), que triunfou com os parciais de 6-4 e 6-3 no segundo embate com o lisboeta (atual 474.º), este com nove quebras de serviço.
Dois anos após o frente a frente no ITF M25 de Setúbal, que também resolveu em dois sets, Rocha contornou as dificuldades sentidas no arranque dos parciais (foi quebrado em ambos) e confirmou a superioridade sobre o compatriota do fundo do court para vencer em 1h29 e inscrever o nome na segunda eliminatória.
Antes, Tiago Pereira já tinha carimbado a passagem a essa fase com o melhor triunfo da carreira, feito comum a Francisco Rocha, irmão mais velho de Henrique Rocha, mas ainda no qualifying.
Para repetir os quartos de final da época passada, o número três nacional terá de passar ou pelo italiano Andrea Pellegrino (135.º), finalista de 2021 e oitavo cabeça de série este ano, ou pelo britânico Jan Choinski (227.º), que só medirão forças na terça-feira.