LISBOA — Não há duas sem três e a terceira passagem de Tamara Zidansek por Portugal em 2025 começou como as anteriores: a vencer, desta vez no CIF para reservar um lugar na segunda ronda do Lisboa Belém Open, ITF W100 no qual defende o estatuto de sexta cabeça de série.
Na preenchida jornada desta terça-feira, a eslovena (atual 172.ª WTA três anos e meio após ter sido 22.ª) levou a melhor contra a alemã Mina Hodzic (496.ª) por 6-4 e 7-5.
No WTA 125 do Jamor e no ITF W100 do CETO, em abril, Zidansek também superou a ronda de estreia, mas concluiu ambas as prestações na eliminatória seguinte. Foram dois resultados desapontantes numa fase da temporada que terminou em crescendo, com uma semana perfeita no ITF W75 de Bucareste a confirmar o regresso aos títulos depois de um jejum de dois anos.
Semifinalista de Roland-Garros em 2021, o ano em que à terceira final WTA conquistou finalmente o primeiro título, a eslovena é uma das mais credenciadas da quinta edição do Lisboa Belém Open como torneio combinado e primeira na categoria feminina W100. Será também a grande favorita para o embate de quinta-feira com a qualifier russa Amina Anshba (761.ª e ex-278.ª), responsável pela eliminação de Sara Lança.
Entre as vencedoras desta terça-feira destaca-se também Simona Waltert (116.ª). A suíça está muito próxima do melhor ranking da carreira – na última prova jogada atingiu uma final num WTA 125 – e confirmou as credenciais de segunda cabeça de série ao aplicar os parciais de 6-2 e 6-3 à qualifier espanhola Maria Martinez Vaquero (613.ª).
Semifinalista do WTA 125 do Jamor em abril, a helvética de 24 anos poderá ter como próxima adversária uma jogadora da casa, caso Angelina Voloshchuk (537.ª) entre com o pé direito e trave a alemã Gina Marie Dittmann (585.ª).
Hanne Vandewinkel (162.ª), Dalila Jakupovic (296.ª) e Francesca Curmi (321.ª) também avançaram para a segunda eliminatória, toda ela jogada na quinta-feira.