LISBOA – Tiago Pereira (282.º da tabela ATP) foi o primeiro de quatro portugueses a ir a jogo na segunda ronda da nona edição do Lisboa Belém Open, mas ficou pelo caminho esta quarta-feira.
O algarvio de 21 anos, número cinco nacional, não reuniu argumentos para superar o espanhol Daniel Merida (173.º), que triunfou por 6-2 e 6-3 em 63 minutos para garantir a primeira vaga nos quartos de final do torneio.
O madrileno de 20 anos, antigo top 15 mundial de sub-18, está de longe na melhor fase da carreira e em 2025 já soma três títulos em quatro finais, num ano marcado pelas primeiras decisões no ATP Challenger Tour e em Julho arrecadou mesmo o primeiro troféu da categoria em Pozoblanco. No compromisso desta jornada, Merida fez o break logo a abrir e foi superior da primeira à última bola do duelo, exibindo toda a confiança da forma dos derradeiros meses.
Tiago Pereira – que ainda esta quarta-feira regressa ao court na variante de pares ao lado do dinamarquês Johannes Ingildsen – nunca pareceu encontrar soluções para contrariar a agressividade do opositor, agressividade com poucos erros à mistura, e tudo o que foi tentando não deu resultado perante a armadura do outro lado da rede. Somente com o espanhol a servir a 5-2 para encerrar o compromisso conseguiu amealhar o primeiro ponto de break, e primeira quebra de serviço, de todo o desafio.
Merida pode até defrontar novo tenista luso na sexta-feira, caso Frederico Silva se imponha no final da jornada face ao lituano Vilius Gaubas.