LISBOA — Henrique Rocha (171.º ATP) meteu uma mudança acima e celebrou pela segunda vez esta semana no Club Internacional de Foot-Ball (CIF) para repetir a presença nos quartos de final do Lisboa Belém Open, onde há um ano chegou pela primeira vez a esta fase de torneios Challenger em Portugal.
Esta quarta-feira, o tenista português de 21 anos aplicou os parciais de 6-1 e 6-4 ao britânico Jan Choinski (161.º), que aterrou em Lisboa com o troféu de campeão do Challenger de Bad Waltersdorf na bagagem.
Dois dias após superar Pedro Araújo no embate português da primeira ronda, Henrique Rocha elevou o nível e celebrou ao cabo de 81 minutos graças a uma prestação sólida que o viu anular os quatro pontos de break que enfrentou (os mais críticos a 2-3 do segundo set) e pressionar de forma quase exímia na resposta.
Um ano após atingir pela primeira vez os quartos de final de uma prova Challenger em solo nacional, que repetiu meses depois na Maia, Henrique Rocha voltará a tentar o inédito apuramento para umas meias-finais desta importância “em casa” — fora de portas já alcançou seis, as mais recentes em Tenerife no início da temporada.
O número três nacional terá como obstáculo para alcançar essa meta o espanhol Pablo Llamas Ruiz (218.º), vindo do qualifying, que liderava por 6-4 e 3-0 quando o compatriota Roberto Carballes Baena (terceiro cabeça de série e campeão em 2019) desistiu com problemas na anca.