LISBOA — Jaime Faria perdeu por 6-1, 5-7 e 6-4 com Stefano Travaglia e despediu-se do Lisboa Belém Open na segunda ronda, um resultado que deixou o amigo Henrique Rocha como único representante português nos quartos de final masculinos do torneio combinado que acontece no CIF.
O número dois nacional (118.º ATP) esteve perto de perder em dois sets, mas aproveitou a quebra de rendimento do italiano (239.º quatro anos após ter sido top 60), que sentiu o momento, para dar outra cor ao encontro e manter a esperança até ao fim.
Faria procurava os primeiros quartos de final em Lisboa — onde até este ano nunca tinha ganho no quadro principal — e os primeiros em Portugal desde o verão passado, quando foi semifinalista no Porto.
À exceção do ponto de break que criou no jogo inaugural, Faria não criou distúrbios a Travaglia até que o adversário serviu para a vitória com o marcador a 6-1, 5-4. Nesse momento, o italiano acusou a pressão, cometeu erros em catadupa e abriu a porta à recuperação do jovem da casa, que embalado pelo público deu a volta à segunda partida e reagiu de imediato ao break precoce na terceira. No entanto, nova quebra de concentração ao sétimo jogo custou-lhe outro jogo de serviço (neste encontro só venceu 58% dos pontos jogados com o golpe de saída), esta fatídica.
Stefano Travaglia discutirá o apuramento para as meias-finais com o campeão em título, Alexander Ritschard, que no regresso ao CIF precisou de jogar o qualifying e no arranque desta quinta-feira celebrou a quarta vitória da semana.
Concluída a campanha no CIF, Jaime Faria seguirá para Braga, onde já na próxima semana voltará a integrar a lista de cabeças de série.