Depois da glória alcançada em Hangzhou na última semana, Francisco Cabral teve uma estreia menos feliz no ATP 500 de Tóquio. Novamente ao lado do austríaco Lucas Miedler, com quem já disputou três finais no presente ano e venceu dois títulos, o portuense acabou eliminado no arranque no quadro de pares da prova nipónica.
Esta sexta-feira, Francisco Cabral e Lucas Miedler reencontraram um dos finalistas que bateram na final de Hangzhou, no caso o neerlandês David Pel. Agora em dupla com o mexicano Santiago González, Pel acabou por vingar o desaire sofrido há apenas três dias e, juntamente com o seu novo par para esta semana, triunfou por 7-6(5) e 6-4.
Num primeiro parcial equilibrado, Cabral e Miedler foram os únicos a dispor de break points — cinco — ao longo do set, mas não foram capazes de converter nenhum deles e acabaram depois penalizados no tiebreak. Na segunda partida, o par luso-austríaco teve mais cinco oportunidades de break não aproveitadas antes de sofrer a única quebra de serviço da partida, ao nono jogo, que deixou os adversários a servir para a vitória.
Nessa altura, Cabral e Miedler tiveram ainda mais três break points para devolver o break e prolongar a contenda, mas voltaram a não ser eficazes. No total, Francisco Cabral e Lucas Miedler viram fugir 14 break points ao longo do embate, pelo que ficam a dever à falta de eficácia nos momentos cruciais este desaire precoce.