BRAGA — Frederico Silva não resistiu à primeira ronda do Braga Open e foi eliminado no início de uma jornada que lançará a jogo seis portugueses na Cidade dos Arcebispos.
Uma semana depois de ser derrotado na segunda ronda do Lisboa Belém Open pelo futuro campeão, o tenista português de 30 anos (esta semana 234.º no ranking ATP) cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-4 face ao indiano Sumit Nagal, atual 289.º que há pouco mais de um ano esteve no 68.º posto da tabela mundial.
Menos consistente do que o habitual, Silva teve um fraco aproveitamento na pancada de serviço (apenas 55% de pontos ganhos com o primeiro, 37% com o segundo) e chegou a estar em desvantagem por 6-1 e 4-1. Entre a espada e a parede, o caldense aproveitou a quebra de rendimento de Nagal para devolver dois breaks consecutivos e meter-se na discussão da segunda partida, mas não conseguiu aproveitar o embalo.
Concluída a quinzena de torneios Challenger em solo nacional, Frederico Silva terá pela frente duas semanas de treino “em casa” antes de regressar à competição na cidade chinesa de Shenzhen, o destino escolhido para iniciar uma swing asiática de boas memórias (perdeu finais consecutivas em Kobe e Yokkaichi na reta final de 2022).