BRAGA — Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove. Vilius Gaubas (143.º ATP) não se cansa de ganhar em Portugal e vai discutir o título do Braga Open uma semana depois de ter conquistado o Lisboa Belém Open.
O triunfo deste sábado foi de longe o mais folgado da semana graças aos parciais de 6-4 e 6-4 sobre o checo Zdenek Kolar (236.º), seis anos depois novamente entre os semifinalistas na Cidade dos Arcebispos.
Nos dias anteriores, Gaubas precisou sempre de três sets e uma média de mais de três horas para superar os três primeiros embates em Braga. A grande diferença nesta meia-final esteve na consistência do lituano, que fugiu aos altos e baixos das rondas passadas — em especial na pancada de serviço, sendo quebrado apenas no primeiro jogo.
Campeão em Lisboa no último domingo, Vilius Gaubas lutará, oito dias depois, pelo segundo título Challenger em semanas consecutivas em Portugal, feito até agora conseguido por apenas três jogadores, o mais recente Gastão Elias em abril de 2022.
O derradeiro adversário do jogador que viveu durante seis anos em Tavira será Luka Mikrut (239.º ATP), croata da mesma geração — ambos nascidos em 2004 — e que no primeiro embate do dia deu a volta ao espanhol Alejandro Moro Cañas (266.º).