QUINTA DO LAGO — Francisca Jorge (255.ª WTA) carimbou a passagem às meias-finais do torneio mais importante de sempre no Algarve ao assinar uma reviravolta de 3h02 no The Campus Carby Volkswagen Ladies Open.
Em ação pelo terceiro dia consecutivo, a tenista portuguesa de 25 anos esteve a perder por 4-6 e 3-5 e enfrentou um match point no jogo seguinte, mas conseguiu dar a volta à italiana Silvia Ambrosio (214.ª) para vencer com os parciais de 4-6, 7-6(2) e 6-4.
Com o cansaço acumulado depois de dois encontros exigentes nos dias anteriores, Francisca Jorge esteve menos disponível na primeira parte do embate, mas ganhou força anímica quando o marcador menos o fazia prever. Entre a espada e a parede, foi mais corajosa, farejou as dúvidas do lado de Ambrosio e começou a desenhar a recuperação.
A jogadora vimaranense também lidou melhor com o vento que aumentou ao longo do braço de ferro e transportou a agressividade da reta final do segundo set para o início do terceiro, sendo recompensada com um break precoce que lhe permitiu gerir a reviravolta. Com a frustração, Ambrosio aumentou os erros cometidos e nem sequer teve oportunidade de anular a quebra de serviço de atraso.
As meias-finais no The Campus Carby Volkswagen Ladies Open serão as quintas da temporada para Francisca Jorge, primeiras desde o final de junho, quando falhou o apuramento para a terceira final seguida (foi vice-campeã em Montemor-o-Novo, campeã em Guimarães e semifinalista em Palma del Río).
O apuramento para a decisão no Resort da Quinta do Lago será discutido com Maria Timofeeva. A russa (164.ª e ex-93.ª) é a cabeça de cartaz do torneio e há sensivelmente três meses venceu o ITF W100 da Figueira da Foz.