Tiago Cação volta a vencer e alcança segunda meia-final do ano em Vale do Lobo

Carlos Vidigal/FPT

VALE DO LOBO – Tiago Cação (971.º do ranking ATP) somou a terceira vitória consecutiva da semana para atingir as meias-finais do Vale do Lobo Open 3 e a segunda semifinal de 2025 e do regresso à competição após paragem na carreira de três anos.

Frente ao espanhol Tomas Curras Abasolo (799.º), o tenista natural de Peniche, wild card da organização, triunfou com os parciais de 6-4 e 7-5 em 2h12, anulando um set point no segundo set quando serviu a 4-5.

Como mostra a duração do duelo, mesmo num encontro a dois sets, o equilíbrio foi a nota dominante. As trocas de bolas extremamente longas deram origem a oito jogos disputados nas vantagens e o braço de ferro físico também passou a uma luta mental.

O tenista do país vizinho não tem grande capacidade de aceleração e privilegia esse tipo de embates, pelo que Cação teve de aparecer na rede algumas vezes para desfazer as trocas de bola que pareciam intermináveis. A direita com forte top spin, sobretudo quando a bola ainda estava pouco gasta, também foi importante para sobressair no fundo do campo.

Tiago Cação não só anulou o set point, concretizado com um volley de belo efeito, como necessitou de inverter um 4-1 no segundo parcial. No final, celebrou em modo avião a passagem ao penúltimo dia de competição.

E não é para menos: Cação regressou aos courts em agosto depois de um interregno de três anos e na segunda semana atingiu logo as meias-finais em Idanha-a-Nova. Agora, vai continuar a voar na hierarquia ao chegar à segunda semifinal da temporada.

Será também a terceira meia-final em Vale do Lobo para o finalista deste torneio em 2018 (semifinalista em 2020). Na altura, alcançou a primeira de oito finais do currículo no circuito ITF e seria simbólico ser na Vale do Lobo Tennis Academy o local da primeira decisão nesta segunda fase da carreira.

A tarefa não fica mais fácil a partir de agora, já que o opositor é o britânico Alastair Gray (344.º), primeiro cabeça de série do torneio e campeão neste palco da segunda prova no passado domingo. Gray chegou à oitava meia-final da época também sem ceder qualquer set e igualmente ao salvar set point esta sexta-feira.

Face ao alemão Sebastian Fanselow (1108.º) – residente em Portugal há vários anos e também ele inalista deste torneio, mas em 2021, bem como vencedor de quatro títulos, de 12 totais, no nosso país, três dos quais no Algarve -, Gray saiu por cima por 6-2 e 7-6(10). Encerrou a contenda ao quinto match point, isso após anular de forma sublime um set point. Sem surpresa, devido ao seu jogo clássico, ponto resgatado na rede.

Gray não é o único a repetir as meias-finais na quinzena de Vale de Lobo. O ucraniano Georgii Kravchenko (719.º), finalista vencido na segunda prova, também está numa maré de vitórias e a última foi contra o italiano Tommaso Compagnucci, oitavo pré-designado e 526.º do ranking. Kravchenko alcançou a quinta semifinal de 2025 ao triunfar por 6-4 e 6-1, amealhando 11 dos derradeiros 12 jogos do compromisso depois da desvantagem inicial de 4-1.

Também na quinta meia-final da temporada está o sueco Olle Wallin, quarto cabeça de série (456.º), que deu a cambalhota no marcador para bater o neerlandês Ryan Nijboer (505.º e sétimo favorito) com os parciais de 2-6, 6-2 e 6-1.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.