Principal favorito interrompe campanha de Tiago Cação nas meias-finais de Vale do Lobo

Luís Branca/FPT

VALE DO LOBO – Uma semana depois, exatamente a mesma final: Alastair Gray (344.º ATP) e Georgii Kravchenko (719.º) vão voltar a medir forças no derradeiro encontro de Vale do Lobo.

Tiago Cação (971.º) ameaçou estragar o déjà vu, mas sucumbiu por 6-1 e 7-5 contra o britânico Gray, campeão neste mesmo palco no passado domingo, que assim somou a nona vitória consecutiva na Vale do Lobo Tennis Academy.

Gray entrou a todo o gás no confronto e arrecadou oito dos primeiros nove jogos do compromisso, fazendo jus a todas as suas armas de ténis clássico. Muitos slices de esquerda e ataques à rede que foram cortando o ritmo ao português natural de Peniche, obrigando-o igualmente a bater imensas direitas muito baixas e de pouco agrado do jogador da casa.

Quando tudo estava em muitos maus lençóis e se antevia um triunfo fácil do principal cabeça de série do torneio, Cação reagiu e amealhou quatro jogos de empreitada. O finalista deste mesmo torneio em 2018, a primeira de oito finais ITF do currículo do ex-top 400 ATP (foi ainda semifinalista em 2020), conseguiu impor a sua direita com elevado top spin e empurrar o britânico para o fundo do campo, onde é claramente menos eficaz.

Só que um mau início de sétimo jogo abriu a porta à recuperação e a 5-5 três erros de direita colocaram Gray numa posição confortável. Sem desdenhar a chance, o antigo 237 ATP, de 27 anos, selou pela quarta vez esta semana um êxito em duas partidas – só cedeu um parcial em toda a quinzena, na semifinal da semana passada – ao cabo de 94 minutos de duelo.

Tiago Cação vai agora em direção à Maia para disputar o derradeiro Challenger do ano e sai do Algarve com a segunda meia-final da temporada e do regresso ao profissionalismo após um hiato de três anos. E no dia em que deverá jogar o qualifying no Norte do país, Alastair Gray vai repetir o confronto com Georgi Kravchenko.

Há uma semana, o então segundo embate entre ambos (Gray tinha também vencido o anterior) foi marcado pelo pára-arranca da chuva. Este domingo espera-se bom tempo, característico de toda a semana. A final está marcada para as 13 horas no court 5 da Vale do Lobo Tennis Academy, com entrada livre para todo o público.

Kravchenko até foi o primeiro a garantir um bilhete para a final, cerca de 20 minutos primeiro. O ucraniano de 25 anos prevaleceu em velocidade de cruzeiro face ao amigo sueco Olle Wallin, quarto pré-designado e 456.º do ranking, por 6-2 e 6-3, sem sequer perder o serviço (só enfrentou um break point) nos 76 minutos de encontro.

Georgi Kravchenko vai este domingo disputar a 12.ª final da carreira, quarta da temporada. O ex-371 ATP soma quatro troféus, mas nenhum (perdeu três decisões) na categoria ITF M25, estirpe deste Vale do Lobo Open 3. Para Alastair Gray, bem mais rodado nestas andanças, será a 18.ª final, sexta de 2025. O britânico tem neste momento 11 títulos, não perdeu conclusões esta época e possui no palmarés nove provas ITF M25.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.