Francisca Jorge (224.ª WTA) foi mais forte do que Matilde Jorge (264.ª) e apurou-se para os quartos de final de ITF W50 de Ortisei, em Itália, dando mais um passo importante para assegurar o apuramento para o qualifying do Australian Open.
No nono confronto familiar em torneios do circuito internacional, a mais velha das irmãs vimaranenses (25 anos contra 21) superiorizou-se pela sexta vez graças aos parciais de 6-3, 5-7 e 6-4.
Quer Francisca Jorge, quer Matilde Jorge perseguem, na última quinzena da temporada, pontos que lhes permitam marcar a viagem para o primeiro torneio do Grand Slam de 2026.
A mais velha chegou a Itália em melhor posição para o fazer e, com o triunfo desta quarta-feira, deu novo passo importante para assegurar o regresso às provas maiores no próximo ano (disputou a fase de qualificação dos quatro Majors em 2024).
A derrota deixou Matilde Jorge numa posição muito delicada, estando praticamente obrigada a vencer o torneio da próxima semana, outro ITF W50 em Itália, para ficar próxima do cut.
Nos quartos de final, Francisca Jorge, que é a terceira cabeça de série em Ortisei, vai medir forças com a vencedora do encontro entre a sueca Lisa Zaar (439.ª) e a qualifier italiana Noemi Maines (838.ª).