MAIA — Francisco Rocha (767.º ATP) não conseguiu ser feliz no regresso a casa e foi eliminado na primeira ronda do Maia Open, onde jogou pela terceira vez o quadro principal.
Convidado pela organização, o portuense formado na Maia perdeu por 6-4 e 6-4 com o qualifier espanhol Andres Santamarta Roig (674.º), número três mundial de juniores e líder do ranking de sub 18 em junho.
O encontro desta quarta-feira marcou o regresso do portuense à terra batida pela primeira vez em dois meses e à competição após cumprir um breve período de férias e fazer a primeira parte da pré-temporada. E a exibição acabou por ser controlada por Santamarta Roig, que reagiu bem a desvantagens de 1-3 em ambos os sets para afastar o jogador “da casa”.
Com a participação no Maia Open concluída, Francisco Rocha ainda terá duas semanas de competição em Portugal antes do ano acabar, primeiro no Campeonato Nacional de Equipas e depois no Absoluto. Para 2026, o plano inicial passa por viajar duas semanas antes de disputar os dois Indoor Oeiras Open do Jamor no final de janeiro.