Jaime Faria e Gastão Elias como candidatos maiores ao título inédito em jogo no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS — Com um campeão masculino inédito novamente assegurado, a responsabilidade maior será de Jaime Faria e Gastão Elias, de longe os principais candidatos à vitória final na 101.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. O sorteio realizado esta terça-feira colocou Francisco Rocha e Tiago Torres nas metades superior e inferior, respetivamente.

Depois da melhor temporada da carreira, que fez dele o oitavo jogador português a inscrever o nome no top 100 mundial, Jaime Faria (152.º ATP após ter sido 87.º em fevereiro) defende, pela segunda vez, o estatuto de primeiro cabeça de série. Na anterior, em 2022, foi surpreendido nas meias-finais pelo futuro campeão, Fábio Coelho. Em 2023, como segundo pré-designado, perdeu na final com o amigo Henrique Rocha e em 2024 desistiu à última hora da edição centenária por causa de uma lesão no pulso esquerdo.

O adversário inaugural do lisboeta de 22 anos só será conhecido após o embate de Rodrigo Silva com um jogador oriundo da fase de qualificação, que só ficará concluída esta terça-feira.

Na mesma metade do quadro foram sorteados Francisco Rocha (779.º ATP), terceiro cabeça de série e finalista em 2022, e José Ricardo Nunes, tenista algarvio de 39 anos que disputa pela 22.ª vez seguida o quadro principal do Campeonato Nacional Absoluto e que já conta com vários títulos — nacionais e internacionais — como veterano.

O outro nome maior desta edição da prova rainha é o de Gastão Elias. O tenista da Lourinhã é o recordista português de títulos (10) e finais (23) no ATP Challenger Tour e ainda detém a terceira melhor marca nacional no ranking ATP (foi 57.º em 2016), mas nunca ergueu a Taça Guilherme Pinto Basto, sendo esta a primeira participação no torneio desde 2020.

Aos 35 anos, o mais velho dos tenistas portugueses em atividade viveu um ano conturbado por lesões e na busca por um final mais alegre terá como primeiro oponente o vencedor do embate entre Tiago Valentim e Diogo Morais.

O jogador mais cotado na mesma parte do quadro é o lisboeta Tiago Torres (785.º), mas também são de assinalar as presenças de Gonçalo Castro (campeão nacional de sub 18) e Daniel Batista (finalista da prova há um ano).

Campeonato-Nacional-Absoluto-2025-Quadro-Masculino
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.