OEIRAS — Analu Freitas e Carolina Correia superaram os primeiros desafios no quadro principal de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e serão as primeiras adversárias de Francisca Jorge e Matilde Jorge na 101.ª edição da prova rainha do ténis português.
Convidada pela organização, Analu Freitas (vice-campeã nacional de sub 18 em 2023) aplicou os parciais de 6-4 e 7-6(3) à qualifier Beatriz Castro para entrar com o pé direito na prova e marcar encontro com Francisca Jorge, octacampeã em título. Há três anos, a mais nova das vimaranenses viveu uma situação semelhante ao passar a primeira ronda para agendar duelo com Matilde Jorge.
Pouco depois, Carolina Correia prolongou a campanha iniciada na fase de qualificação ao levar a melhor contra Catarina Moreira por 6-1 e 6-2. Nos oitavos de final, a jogadora do Clube de Ténis de Braga terá como adversária Matilde Jorge, com quem partilhou a base de treinos — o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — até ao final da temporada passada.
Em destaque esteve também Rita Freitas, que continua a celebrar neste regresso à prova mais importante do calendário nacional pela primeira vez desde 2009. A atual campeã nacional e mundial do escalão +35 aplicou os parciais de 6-1 e 6-0 a Beatriz Assunção para chegar à segunda ronda, na qual terá pela frente Madalena Santos.
Laura Salvado venceu o duelo de qualifiers com Inês Pereira por 6-0 e 6-0 para juntar-se a Angelina Voloshchuk, terceira pré-designada, já Gabriela Amorim precisou de três partidas (6-0, 6-7[4] e 6-3) até se superiorizar a Matilde Figueiredo de forma a agendar encontro com Ana Filipa Santos, quarta favorita.