OEIRAS — Francisca Jorge e Matilde Jorge voltaram a vencer um duelo de irmãs no arranque do Campeonato Nacional Absoluto e apuraram-se para os quartos de final de pares, variante na qual perseguem o sétimo título lado a lado.
Favoritas indiscutíveis à vitória final, as irmãs vimaranenses (respetivamente 108.ª e 99.ª classificadas no ranking mundial de pares) venceram Carolina Fartouce e Rafaela Fartouce por 6-0 e 6-0 no início de tarde desta quarta-feira.
Cumprido o primeiro desafio, Francisca Jorge e Matilde Jorge discutirão os quartos de final com Matilde Novais e Teresa Poppe.
Além dos seis títulos ganhos nas últimas sete edições (a exceção foi a de 2020) ao lado da irmã mais nova, Francisca Jorge também triunfou em pares femininos ao lado de Rita Vilaça em 2016 e de Maria Inês Fonte em 2017.
No lado oposto do quadro, as segundas cabeças de série também cumpriram tranquilamente o primeiro desafio da semana: sensivelmente três semanas após conquistarem o primeiro título internacional lado a lado em Lousada, Angelina Voloshchuk e Ana Filipa Santos venceram Inês Pereira e Madalena Santos por 6-0 e 6-2.
Nos quartos de final, as jogadoras do AHEAD Clube de Ténis terão pela frente Kika Lima e Sofia Almeida, que anularam um match point no match tie-break para derrotarem Teresa Franco Dias e Sofia Pinto por 6-4, 3-6 e 11-9..