OEIRAS — Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk voltaram a cumprir os respetivos desafios e apuraram-se para as meias-finais de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, fase na qual vão cruzar-se pela terceira vez.
Octacampeã em título, Francisca Jorge (216.ª WTA) superou um início equilibrado para derrotar Kika Lima, 10 anos mais nova, por 6-4 e 6-1 e assinar a 33.ª vitória consecutiva no torneio que domina desde 2017.
Aos 25 anos, a melhor tenista portuguesa da atualidade procura tornar-se apenas na terceira mulher a vencer nove edições consecutivas, feito até agora conseguido por Sofia Prazeres e Leonor Peralta (13 títulos).
Minutos antes, Angelina Voloshchuk (461.ª) já tinha conquistado a primeira vaga nas meias-finais ao vencer Matilde Novais (campeã nacional de sub 16 e sub 18) por 6-1 e 6-2 para igualar a melhor prestação no torneio.
Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk já estiveram frente a frente no Campeonato Nacional Absoluto em três ocasiões (nos quartos de final de 2021 e nas meias-finais de 2022 e 2023), mas esta será a primeira vez em que cruzam caminhos na prova rainha desde que a mais nova venceu pela primeira vez a compatriota no ITF W35 de Loulé, há pouco mais de um mês.