Aryna Sabalenka em Brisbane, Elina Svitolina em Auckland. Os primeiros títulos da nova temporada foram conquistados por duas jogadoras com credenciais de elite e só falta atribuir o troféu da United Cup, que junta homens e mulheres na mesma competição, para ficar concluída a primeira semana do ano no circuito WTA.
Em Brisbane, a número um mundial Aryna Sabalenka manteve a tónica e com um percurso irrepreensível — cinco vitórias em parciais diretos — sagrou-se bicampeã e abriu pela quinta vez na carreira uma temporada com um percurso triunfal.
A melhor jogadora da atualidade venceu por 6-4 e 6-3 a ucraniana Marta Kostyuk, que tinha deixado pelo caminho três top 10 de forma consecutiva para chegar à final. Aos 27 anos, Sabalenka conquistou o 22.º troféu da carreira ao mais alto nível.
A 2.300 quilómetros de distância, Elina Svitolina viveu uma jornada emocionante em Auckland ao repetir a festa do marido Gael Monfils, feita há um ano, no torneio da Nova Zelândia. Número 13 mundial, a ucraniana — já foi top 3 — confirmou as credenciais de primeira cabeça de série ao vencer a chinesa Xinyu Wang por 6-3 e 7-6(6) na final deste domingo.