Alexander Bublik (11.º) sabia de antemão que só dependia de si para sair de Hong Kong com dupla razão para celebrar e o sonho concretizou-se na manhã deste domingo: sorriu numa final entre favoritos para ser o primeiro campeão de 2026 no circuito ATP e assegurou a estreia no lote dos 10 melhores jogadores do ranking.
O cazaque de 28 anos precisou de manter o foco para se superiorizar num primeiro parcial muito discutido com o italiano Lorenzo Musetti (7.º), enquanto daí em diante as ocasiões de break foram maiores e permitiram que o asiático celebrasse sem precisar de um novo tira-teimas. Ao fim de pouco mais de hora e meia, coroou-se campeão de Hong Kong com o marcador de 7-6(2) e 6-3.
Depois de ter assinalado 2025 como temporada mais produtiva da carreira, com quatro títulos, Alexander Bublik abre o novo ano da melhor forma possível e ascende ao nono troféu celebrado a nível ATP. A semana vitoriosa no território autónomo chinês faz do cazaque o novo número dez mundial já a partir desta segunda-feira, ultrapassando Jack Draper.