O troféu fugiu por entre os dedos nas edições de 2024 e 2025, mas o novo ano trouxe vida nova para a Polónia no que diz respeito à United Cup. À terceira, a seleção polaca conseguiu mesmo conquistar a competição pela primeira vez.
Este domingo, a Polónia bateu a Suíça por 2-1 na grande final. E fê-lo com direito a remontada. Belinda Bencic (11.ª WTA) ainda adiantou as helvéticas, à boleia de um grande triunfo sobre Iga Swiatek (2.ª). A polaca até saiu na frente do resultado, mas Bencic deu a volta ao texto e venceu por 3-6, 6-0 e 6-3 em pouco mais de duas horas de desafio.
A bola passou, por isso, para o lado de Stan Wawrinka (156.º ATP). O veterano tenista suíço ficou com a oportunidade de selar a conquista do torneio, ao passo que Hubert Hurkacz (83.º) tinha a pressão de manter a Polónia na luta. Num encontro bem disputado, Hurkacz triunfou por 6-3, 3-6 e 6-3 e empurrou a final para o desafio de pares mistos.
Os adeptos tiveram, portanto, tudo aquilo a que tinham direito e puderam assistir a mais um encontro para decidir o campeão. A Polónia voltou a confiar nos invictos Jan Zielinski e Katarzyna Kawa… e foi feliz. A dupla tinha vencido os quatro duelos disputados anteriormente ao longo da semana e chegou à mão cheia com uma vitória por 6-4 e 6-3 sobre Belinda Bencic e Jakub Paul.
Na quarta edição da prova, a Polónia ergueu o primeiro título e sucedeu aos Estados Unidos. A seleção norte-americana continua, porém, a ser aquela que mais edições conquistou (2).