Henrique Rocha lidera quinteto luso no Indoor Oeiras Open que abre a época em Portugal

Beatriz Ruivo/FPT

Henrique Rocha será o líder da vasta comitiva portuguesa que integra o elenco do primeiro Indoor Oeiras Open, ATP Challenger 100 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, no Complexo de Ténis do Jamor, entre 18 e 25 de janeiro e no qual só não participam os tenistas lusos que estão no quadro principal do Australian Open.

Pela quarta época consecutiva, o torneio marca o arranque da temporada internacional em Portugal. Desta vez, o programa da nave dos campos cobertos nas semanas que se seguem é ainda mais aliciente, dado que aos dois ATP Challenger se juntam dois novos torneios femininos da categoria WTA 125.

Neste Indoor Oeiras Open 1, Recém-chegado de Melbourne, onde chegou à segunda ronda do qualifying do Australian Open, Henrique Rocha (158.º ATP) será o português mais cotado, integrando mesmo uma lista de cabeças de série que tem como líderes o britânico Billy Harris (121.º) e o italiano Francesco Passaro (140.º).

O portuense de apenas 21 anos já conta com dois títulos Challenger no currículo, o mais recente conquistado na reta final da temporada transata em Matsuyama, no Japão, mas ainda procura o primeiro em solo nacional e esta prova assinala o regresso àquela que apelida de segunda casa, pois faz parte do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

Além dele, também o colega de treinos Frederico Silva (262.º) obteve entrada direta. Aos 30 anos, o caldense já figurou por quatro vezes em finais do circuito secundário, mas ainda persegue a primeira taça de campeão.

Tiago Pereira (264.º), Gastão Elias (364.º) — que é o recordista de títulos (10) e finais (23) lusas no ATP Challenger Tour — e o novo campeão nacional absoluto, Tiago Torres (762.º), foram contemplados com os wild cards para o quadro principal, elevando a cinco o número de representantes lusos já confirmados na grelha final.

Como é habitual, vários dos elementos que compõem o cardápio da prova já conhecem a sensação de jogar finais Challenger em Portugal: Leandro Riedi venceu precisamente neste palco em 2025, Francesco Passaro foi finalista do Maia Open em 2024, Vilius Gaubas ficou perto de uma quinzena perfeita na última época ao ser campeão em Lisboa e vice-campeão em Braga, Zsombor Piros venceu o Oeiras Open de 2023 em terra batida e chegou à final do Indoor Oeiras Open 2 em 2025 e August Holmgren derrotou Alejandro Moro Cañas na final do Eupago Porto Open há dois anos.

O primeiro Indoor Oeiras Open acontece de 18 a 25 de janeiro e nesse mesmo dia arranca o segundo torneio, que se desenrola até 1 de fevereiro. Os dois WTA 125 serão organizados entre 8 e 22 de fevereiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.