Duelo luso entre Frederico Silva e Gastão Elias disputa-se esta segunda-feira no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – O frente a frente mais aguardado da primeira ronda do Indoor Oeiras Open realiza-se esta segunda-feira pelas 15h30 (terceiro duelo das 11 horas) na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.

Frederico Silva (262.º ATP) e Gastão Elias (364.º) conhecem-se de ginjeira: amigos, colegas de seleção, quase conterrâneos – o primeiro é natural das Caldas, o segundo da Lourinhã, mas treinou muitas vezes na terra de Sila até com o próprio – e a nível internacional será o terceiro embate entre ambos.

O mais novo (30 anos) arrecadou o primeiro confronto em 2023, no Challenger de Maiorca (6-3 e 6-1). Elias, recordista nacional de títulos (10) e finais (23) no ATP Challenger Tour, empatou o mano a mano nas meias-finais do ITF M25 de Vila Real de Santo António, na temporada passada (6-7[2], 7-5, 6-1). Ambos os duelos foram disputados em hard courts, mas ao ar livre, condições diferentes desta segunda-feira.

Frederico Silva faz do Jamor a sua casa há dois anos, Gastão Elias conhece o local como a palma da mão e até já protagonizou uma final e uma semifinal neste Indoor Oeiras Open (2024).

Só um deles irá disputar a segunda eliminatória do torneio que abre o cardápio internacional em solo nacional em 2026. Uma das questões será perceber o estado físico do caldense, que em Glasgow, no primeiro evento da época, desistiu com dores abdominais.

Também Tiago Torres (762.º) vai a jogo na primeira jornada dedicada ao quadro principal, no derradeiro encontro do Court 1, logo após o duelo 100% português. O atual campeão nacional absoluto, neste mesmo local, há menos de um mês, tem estado em bom plano nos Challengers portugueses e vai começar o ataque à primeira temporada como profissional a tempo inteiro – em 2025 só terminou os estudos nos Estados Unidos da América no verão.

A tarefa do lisboeta não será fácil, já que do outro lado da rede estará o tenista mais cotado do torneio: o britânico Billy Harris (121.º).

Num dia no qual também se vai concluir a fase prévia, já sem portugueses, a programação vai igualmente contar com outros dois embates do quadro principal. O mais apelativo vai opor Vilius Gaubas (129.º, terceiro cabeça de série), campeão do último Lisboa Belém Open, do CIF, finalista no Braga Open na semana seguinte e antigo residente no Algarve durante a juventude, ao espanhol Alejandro Moro Canas (242.º), jogador com sucesso por cá a nível ITF e com uma final no Eupago Porto Open no currículo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.