O russo Andrey Rublev (15.º ATP) colocou um ponto final, esta quarta-feira, na caminhada de Jaime Faria (151.º) no Australian Open. O português voltou a despedir-se na segunda ronda, tal e qual como na edição de 2025, mas não sem antes voltar a conquistar um set. A vitória de Rublev assentou-se nos parciais de 6-4, 6-3, 4-6 e 7-5.
No final do desafio, ainda em court, Rublev deixou rasgados elogios ao tenista luso. Na véspera, após o duelo da primeira ronda, o russo tinha deixado escapar que não conhecia o jovem português, mas que ia fazer o trabalho de pesquisa.
Após a vitória desta quarta-feira, o 13.º cabeça de série revelou os resultados desse trabalho: “Não o conhecia. Comecei a pesquisar, vi alguns vídeos de jogos dele e vi que no ano passado perdeu contra o Novak [Djokovic], mas que ainda venceu um set. Comecei a vê-lo jogar e pensei ‘uau, como é que ele está a jogar o qualifying?’, porque o nível a que jogava é muito bom. Tem um grande serviço, uma grande esquerda, move-se bem e é lutador. Não sei como é que estava no qualifying, o nível dele é muito melhor.”
Com a defesa dos pontos conquistados em 2025, Jaime Faria deve voltar a subir no ranking mundial. O tenista de 22 anos é, neste momento, o virtual 146.º classificado.