A derradeira passagem de Stan Wawrinka (139.º) pelo Australian Open está longe de estar a passar despercebida e o veterano quebrou esta madrugada mais uma barreira para garantir o regresso à terceira eliminatória num palco onde se sagrou campeão em 2014. Aos 40 anos, o helvético resistiu a uma dura batalha de quase cinco horas para quebrar um recorde que vigorava desde 1978.
O ex-top 3 mundial provou que a idade é apenas um número e foi quem sorriu por cima de uma dura contenda travada com o francês Arthur Gea (198.º), oriundo da fase prévia da prova. Sem tremer na fase mais crucial que poderia ter pendido para qualquer lado, Wawrinka relembrou os velhos tempos e assinou a segunda vitória da semana por 4-6, 6-3, 3-6, 7-5 e 7-6(3).
A pouco mais de dois meses de cumprir o 41.º aniversário, Stan Wawrinka — que definiu 2026 como temporada de despedida do circuito profissional — torna-se o homem mais velho dos últimos 48 anos a aceder à terceira eliminatória do Australian Open. Pela frente, segue-se um frente a frente com o número nove Taylor Fritz (9.º).