Nuno Borges perde com campeão NextGen e despede-se do Australian Open na terceira ronda

Nuno Borges foi travado por um dos jogadores mais talentosos da nova geração e voltou a despedir-se do Australian Open na terceira ronda do quadro principal de singulares. O maiato tentava tornar-se no primeiro tenista português da história a alcançar os oitavos de final de três torneios do Grand Slam.

No segundo frente a frente com Learner Tien, o número um português (46.º classificado no ranking ATP) não evitou uma repetição do desfecho recente no Masters 1000 de Paris e cedeu por 7-6(9), 6-4 e 6-2 face ao entretanto coroado campeão do NextGen Finals — o torneio que em dezembro reuniu os melhores sub 20 da temporada e no qual já tinha sido finalista no ano anterior.

A resolução do primeiro set foi determinante para o desfecho deste reencontro. Borges assinou a primeira quebra de serviço, liderou por 5-3 e já no tie-break alcançou dois set points, mas a recuperação de Tien vergou-o animicamente e a partir daí nunca mais foi o mesmo. Frustrado e desgastado, o português pagou cara a fatura de uma entrada em falso e quando esboçou uma recuperação já tinha pela frente uma montanha demasiado íngreme para escalar.

Com uma inteligência tática acima da média, Tien tomou controlo das ocorrências e, com resposta para tudo, tornou cada vez mais simples a resolução do puzzle que lhe deu a terceira vitória da semana.

Dois anos depois de alcançar pela primeira vez os oitavos de final, Nuno Borges procurava igualar essa campanha e tornar-se no primeiro português da história a fazê-lo por três vezes num torneio do Grand Slam (também o conseguiu no US Open de 2024), distanciando-se de João Sousa.

Abortada essa missão, o melhor tenista português da atualidade voltará a Portugal para preparar a do Grupo Mundial I da Taça Davis frente à China, jogada nos dias 6 e 7 de fevereiro em Guangzhou, deixando a representação lusa em Melbourne a cargo do amigo Francisco Cabral,que esta sexta-feira enfrentará uma jornada dupla: primeiro ao atuar em pares masculinos com Lucas Miedler, depois ao unir esforços a Ellen Perez para a estreia em pares mistos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.