Frederico Silva alcança quartos de final do Indoor Oeiras Open 2 após batalha de 3 horas

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – 3h01 depois, Frederico Silva foi capaz de desfeitear um adversário de boas memórias e alcançou no Indoor Oeiras Open 2 os primeiros quartos de final da temporada de 2026.

O número quatro nacional (265.º ATP) vingou os dois desaires anteriores contra Vilius Gaubas (129.º), número um lituano que é segundo cabeça de série do torneio, e triunfou por 5-7, 7-6(4) e 7-5 para criar um desfecho diferente do Oeiras Open 3 de 2024 e do Lisboa Belém Open de setembro – nesse último torneio, Gaubas, que chegou a viver no algarve entre os nove e os 15 anos, acabou a conquistar o terceiro título Challenger e na semana seguinte quase fez a ‘dobradinha’ portuguesa ao perder no derradeiro embate do Braga Open.

Num enorme braço de ferro com várias mudanças de ascendente, Frederico Silva esteve a a perder por 5-3 no último set, mas quando serviu para salvar a pele e quando viu o adversário ter chance de encerrar a contenda no próprio golpe de saída, a 5-4, saiu de entre a espada e parede fruto de coragem e poucos erros nos momentos cruciais.

O tenista natural das Caldas da Rainha podia ter encurtado mais a duração do compromisso, mas cedeu um break de vantagem do primeiro parcial e liderou por 4-2 e ainda com serviço a 6-5. Mesmo assim, mesmo repleto de percalços pelo caminho, Frederico Silva chegou a bom porto para somar o maior êxito, considerando o ranking do opositor, desde julho de 2023.

No cômputo geral, apesar de ter sido dos dois protagonistas o que esteve mais perto da derrota, o luso de 30 anos foi quem mais break points amealhou (12 contra nove), quem mais pontos na resposta arrecadou (46 para 40 de Gaubas) e quem melhor utilizou o primeiro serviço na conquista de pontos.

Nos quartos de final pela quarta vez num torneio do ATP Challenger Tour em Portugal – chegou a uma meia-final na CT Porto Cup na época passada -, numa categoria na qual disputou quatro finais, Frederico Silva vai agora encarar o russo Ivan Gakhov (263.º), que esta quarta-feira superou o qualifier alemão Mats Rosenkranz (327.º) por 6-4 e 7-6(2).

O mano a mano com Gakhov apresenta duas vitórias para cada lado (1-1 em hard courts), mas o português arrecadou os últimos dois, ambos na época passada depois de duelos em três sets.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.