OEIRAS — A semana de Frederico Silva continua a melhorar e esta sexta-feira o tenista português qualificou-se para as meias-finais daquele que considera ser o primeiro torneio da temporada, o Indoor Oeiras Open, pois é o primeiro em que compete sem limitações físicas. E tudo ganha um significado ainda mais especial por estar a acontecer no sítio onde tem as suas rotinas.
“Quando jogamos em Portugal sentimos sempre que estamos um bocadinho em casa e é sempre especial, mas aqui estou literalmente a dormir em casa e isso é uma coisa que não acontece muitas vezes. É engraçado porque estando em casa acabo por manter as minhas rotinas de torneio, mas também as de treino e acaba por ser engraçado sentir que estou num dia-a-dia normal das duas coisas. Também tenho o apoio de mais treinadores, da minha psicóloga, da nutricionista, dos meus pais e da minha namorada e tudo isso acaba por tornar o torneio diferente e ainda mais especial”, explicou em conferência de imprensa após superar Ivan Gakhov.
Frederico Silva desistiu do primeiro torneio do ano com uma lesão abdominal, a mesma que o fez retirar-se do primeiro Indoor Oeiras Open ainda antes de ir a jogo, pelo que considera o desta semana como o primeiro “em verdadeiras condições”, o que faz com que seja “bastante importante estar a jogar a um bom nível para ganhar neste torneio o ritmo que não consegui ganhar nesses.”
Para tornar a semana ainda mais especial e atingir a quinta final Challenger da carreira, primeira em Portugal, terá de passar pelo estónio Daniil Glinka, pela segunda semana consecutiva apurado para umas meias-finais no Jamor.
“Não o conheço muito bem porque não nos cruzámos em muitos torneios, mas sei que deu um salto bastante grande no ranking no final do ano passado. Já vem com bastante ritmo este ano e aqui dentro. Pelo feedback que tenho, bate uma esquerda a uma mão muito forte, a esquerda cruzada vem sempre muito rápida e gosta de jogar dentro do campo, não é o tipo de jogador que saia para trás para ganhar tempo, por isso espero um jogo rápido e bastante agressivo do lado dele”, anteviu acerca do embate de sábado (11 horas).