A turca Ayla Aksu inaugurou as celebrações do circuito feminino em Portugal esta temporada ao sagrar-se campeã do ITF W75 do Porto, onde um dia antes as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge celebraram na variante de pares.
Número 422 mundial, a jogadora de 29 anos venceu um duelo de gerações frente à búlgara Elizara Yaneva, de 18 anos e 319.ª WTA, com os parciais de 7-5 e 6-4 ao cabo de 1h25.
Com a campanha na cidade invicta, Aksu ergueu o primeiro troféu de campeã desde 2024 e o 14.º da carreira no circuito internacional, uma conquista que a ajudará a subir mais de 100 lugares já na atualização do ranking desta segunda-feira.
Este foi o primeiro de dois torneios consecutivos organizados pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Monte Aventino, que na próxima semana recebe um ITF W50. Depois, o circuito feminino rumará ao Jamor, em Oeiras, onde acontecerão dois WTA 125 seguidos antes do regresso ao Porto, para um terceiro e último ITF (novamente W50) nesta série de provas.