Nuno Borges perdeu pela quarta vez seguida em encontros de singulares ao serviço de Portugal na Taça Davis e deixou a eliminatória do Grupo Mundial 1 com a China empatada após o primeiro dia em Guangzhou.
Depois do triunfo convincente de Henrique Rocha frente ao número um dos anfitriões, o melhor tenista português da atualidade não foi capaz de ampliar a vantagem lusa e cedeu por 6-1 e 7-6(3) face a Yibing Wu (144.º), antigo top 60.
Frente a frente com um adversário que superou no US Open de 2022, Borges demorou a entrar no embate. O maiato passou ao lado do primeiro set, mas elevou substancialmente o nível no segundo, em especial na pancada de serviço, e discutiu taco a taco o desenrolar do marcador com Wu. Depois de deixar escapar dois break points cruciais ao 4-4, resistiu no próprio jogo de serviço e ainda forçou um tie-break, mas o anfitrião foi mais corajoso e assertivo na hora das decisões.
Com tudo empatado após o primeiro dia, Portugal e China retomam a ação no sábado, às 12h de Guangzhou e 4h de Lisboa, com o encontro de pares.
O capitão Rui Machado escalou Nuno Borges/Francisco Cabral, enquanto o homólogo chinês nomeou Zhizhen Zhan/Yi Zhou. Se não se verificarem alterações, o primeiro singular será discutido entre mos singulares as nomeações invertem-se, mas os campeões poderão, até lá, alterá-las. Para já, Nuno Borges e Yunchaokete Bu e o segundo por Henrique Rocha com Yibing Wu.