OEIRAS – Foi conhecida este domingo a sorte das quatro tenistas lusas em jogo no quadro principal do novo Women’s Indoor Oeiras Open. Francisca Jorge, apesar de ter sido a única com entrada direta, terá a adversária mais cotada pela frente dentro do quarteto.
Linda Klimovicova (131.º, o melhor posto da carreira) será a opositora de estreia da número um nacional (212.ª). A polaca de 21 anos aparece no Jamor como oitava pré-designada e é uma das jovens que mais tem dado nas vistas nos últimos meses, fruto dos dois títulos amealhados em 2025 e da segunda ronda recente no Australian Open.
Na mesma metade do quadro (inferior), a jovem Gabriela Amorim vai estrear-se em provas WTA 125 contra a checa Darja Vidmanova, que joga o torneio com a melhor cotação da carreira (137.ª).
No lado oposto, Matilde Jorge (287.ª) e Angelina Voloshchuk (409.ª) vai medir forças com adversárias anteriormente bem-sucedidas em Portugal. A mais nova das irmãs Jorge agendou confronto contra uma qualifier ou lucky loser já que a espanhola Kaitlin Quevedo (134.ª), finalista em Évora e semifinalista em Leiria no ano passado, saltou para o lote das pré-designadas face à desistência de Diane Parry, uma das das grandes atrações do evento. Já a número três nacional terá pela frente a italiana Lucrezia Stefanini (140.ª, antiga 99.ª), campeã de dois títulos por cá (Caldas da Rainha em 2022 e Montemor-o-Novo em 2024, foi ainda finalista noindoor do Porto em 2023).
As três jogadoras mais cotadas do país têm o facto de terem atingido quartos de final WTA 125 em Portugal: Francisca Jorge e Matilde Jorge no Oeiras Open 125 de 2024 – o torneio que marcou a chegada dos eventos com marca WTA ao nosso país desde 2014 -, Voloshchuk no último Eupago Porto Open.
O quadro principal do primeiro WTA 125 da época portuguesa conta com duas top 100 (Viktorija Golubic e Dalma Galfi) e várias antigas integrantes da elite: Diane Parry, Suzan Lamens, Greet Minnen, Anhelina Kalinina, Elina Avanesyan ou Viktoriya Tomova. E muitas outras com passado de sucesso por torneios lusos, como Alina Korneeva, Maja Chwalinska, Victoria Jimenez Kasintseva ou Carole Monnet.
