Golubic vence duelo de luxo no Jamor; Lamens regressa a local de boas memórias com triunfo

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Viktorija Golubic e Suzan Lamens são duas das maiores candidatas ao título no Women’s Indoor Oeiras Open e entraram a vencer no primeiro WTA 125 da época portuguesa.

Golubic (89.ª WTA), primeira cabeça de série, até podia ter ganho mais facilmente, já que liderou por 5-3 no segundo set e ainda dispôs de match point a 6-5, mas acabou por triunfar diante de Elina Avanesyan (158.ª) com os parciais de 6-1, 6-7(4) e 6-4, no duelo que encerrou a jornada.

O encontro que podia ser uma final no circuito principal – Golubic ostenta dois títulos em cinco finais e já alcançou o posto 35, Avanesyan chegou a ser a 36.ª melhor do mundo e jogou uma final em Iasi – não defraudou as expetativas e acabou por ser um muito bom espetáculo, tal como o embate anterior que ditou uma derrota dura a Angelina Voloshchuk. A carrasca da jovem talentosa da casa, a italiana Lucrezia Stefanini, é a próxima adversária da helvética.

Golubic acabou por impor a mais confiança e rodagem de momento – e a belíssima esquerda a uma mão – perante uma Avanesyan ainda a regressar à competição, daí estar com baixa cotação de momento para o seu real valor. A tenista que treina em Valência fez somente o terceiro encontro da época e o quarto desde agosto. Ainda assim, mostrou a tenacidade habitual e Golubic necessitou de inverter um 4-2 no set decisivo depois do desperdício no parcial anterior.

Já Suzan Lamens, 111.ª da tabela feminina, mas 57.ª em setembro e detentora de um troféu WTA (Osaka, 2024), voltou a um local de boas memórias para seguir também para a segunda eliminatória. A neerlandesa de 26 anos foi a primeira vencedora de um torneio WTA 125 em Portugal, igualmente no Jamor só que em terra batida (2024), numa altura em que somou nove triunfos seguidos no mesmo local depois do sucesso ao serviço da seleção na semana anterior.

Esse êxito foi a rampa de lançamento de Lamens, agora ligeiramente fora do top 100. A terceira cabeça de série passou pela espanhola Aliona Bolsova (229.ª) por 6-4 e 6-2, mesmo que tenha complicado o primeiro set após uma vantagem de 5-1.

Segue-se a russa Iryna Shymanovich (154.ª), responsável pela eliminação da francesa de habitual sucesso em Portugal, Carole Monnet (179.ª), com os parciais de 5-7, 6-2 e 6-2.

Esta terça-feira vai concluir-se a primeira ronda individual com os restantes 11 compromissos. Serão vários os nomes relevantes em ação e com representação lusa por parte de Francisca Jorge e Matilde Jorge.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.