OEIRAS — Francisca Jorge (207.ª mundial) qualificou-se pela terceira vez na carreira para os quartos de final de um WTA 125 ao beneficiar da desistência de Matilde Jorge (257.ª) quando já liderava por 6-0 o encontro mais aguardado da jornada no Women’s Indoor Oeiras Open.
O 10.º capítulo da rivalidade internacional — primeiro num torneio desta dimensão — foi influenciado pela lesão na coxa esquerda que já tinha atrapalhado a mais nova das irmãs vimaranenses na semana passada, quando fez história ao jogar a meia-final mais importante do ténis feminino português.
Depois de um primeiro set de sentido único, durante o qual ainda foi assistida pela fisioterapeuta, Matilde Jorge abdicou da conclusão e encurtou o desfecho do primeiro frente a frente com a irmã mais velha.
Francisca Jorge partiu para o encontro desta quinta-feira com uma vantagem de 6-3 no circuito internacional, à qual juntava ainda cinco vitórias em cinco finais do Campeonato Nacional Absoluto — todas no court central deste Women’s Indoor Oeiras Open.
Esta é a terceira ocasião em que a número um portuguesa chega aos quartos de final de um WTA 125, primeira em piso rápido. As duas anteriores aconteceram em 2024: primeiro no Oeiras Ladies Open de abril, depois em Colina, no Chile, já em novembro. A separá-la das primeiras meias-finais deste nível, a vimaranense de 25 anos terá a vencedora do encontro entre Anouk Koevermans (172.ª), dos Países Baixos, e Teodora Kostovic (171.ª), da Sérvia.
Com esta campanha, Francisca Jorge já assegurou o regresso ao top 200 do ranking WTA na próxima semana. Matilde Jorge também subirá aproximadamente uma dezena de lugares, voltando ao grupo das 250 primeiras.