Viktorija Golubic soma e segue no segundo Women’s Indoor Oeiras Open e lidera elenco das meias-finais

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Viktorija Golubic é claramente a jogar mais credenciada a atuar no Women’s Indoor Oeiras Open 2 e vai entrar no fim de semana decisivo da competição como o alvo a abater. A jovem sérvia Teodora Kostovic separa-a da oitava final num WTA 125, ao passo que a outra semifinal vai ser disputada entre duas cabeças de série: Suzan Lamens e Daria Snigur.

Única top 100 a competir no segundo WTA 125 da nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor (88.ª WTA), a ex-35 da hierarquia feminina – com um currículo de excelência onde se inclui uma medalha de prata olímpica de pares ou dois títulos no circuito principal num total de cinco finais – conseguiu corrigir o dissabor da primeira semana, quando foi eliminada na segunda eliminatória após ter tido match point.

Pela primeira vez em Portugal, Golubic voltou a apresentar muito bom nível – a esquerda a uma mão, em especial ao longo da linha, é uma delícia – e superou esta sexta-feira a espanhola Kaitlin Quevedo (132.ª), sétima pré-designada, sem problemas de maior e com os parciais de 6-1 e 6-3.

Ainda assim, a número três suíça, de 33 anos, precisou de inverter uma desvantagem de 3-1 no segundo set e acabou a amealhar os últimos seis jogos do desafio para triunfar em 64 minutos no derradeiro compromisso dos quartos de final. A helvética acumulou sete breaks e só não venceu um jogo de resposta.

Golubic detém cinco troféus da categoria 125, o último conquistado em outubro, e pela frente vai ter um autêntico duelo de gerações (Kostovic tem 18 anos) e de palmarés, já que a próxima adversária vai em busca da terceira e maior final do currículo. Vai ser quase um duelo de compatriotas, já que Golubic tem mãe sérvia (o pai é croata).

A primeira semifinal vai opor duas das mais conceituadas da prova. Suzan Lamens (109.ª) é a terceira favorita ao título, Daria Snigur (133.ª) a quinta. A número um neerlandesa (57.ª da tabela feminina em setembro) despachou Viktoriya Tomova (153.ª e oitava cabeça de série) por 6-4 e 6-4, num duelo de qualidade entre duas jogadoras que outrora estiveram na elite (a búlgara foi 46.ª em julho de 2024 e finalista de um ITF W80 no Jamor em 2022, dois anos antes da passagem para WTA 125); Snigur está, provavelmente, a ser a melhor jogadora do evento e voltou a vencer de forma folgada, neste caso ainda mais impressionante visto tratar-se da segunda mais cotada da prova, a austríaca Sinja Kraus (102.ª). Foram precisos somente 55 minutos para a sexta melhor ucraniana celebrar por 6-1 e 6-0. Ainda só cedeu cinco jogos (!) em três sucessos.

Kraus saiu do encontro sem qualquer jogo de serviço ganho. Ainda assim, na próxima segunda-feira vai estrear-se entre as 100 melhores do mundo aos 23 anos. Lamens pode regressar a esse nível caso conquiste o segundo título WTA 125 da carreira, quase dois anos depois do primeiro, conquistado precisamente no Jamor, no Oeiras Ladies Open de terra batida, o primeiro certame desse registo na história do ténis português.

Com os êxitos nesta quinzena (quartos de final na semana anterior), a jogadora de 26 anos passou a possuir 14 vitórias nos últimos 15 embates no Estádio Nacional e o único desaire desde abril de 2024 foi mesmo há uma semana – há 22 meses juntou nove triunfos seguidos, quatro com a seleção laranja (um dos quais face à então top 10 Jelena Ostapenko), cinco para levantar o então maior título da carreira contra a atual top 15 Clara Tauson na decisão. No final dessa época, Lamens fez a estreia na elite ao conquistar o WTA 250 de Osaka, troféu ainda maior.

Quanto a Daria Snigur, finalista em Santarém em 2021 e 105.ª do ranking em 2022, vai à procura, tal como Kostovic, da maior final da carreira. Para já, conta com uma meia-final WTA 125 e uma no circuito principal (Cluj-Napoca), ambas já na presente temporada.

Têm a palavra Golubic e Lamens, as duas mais cotadas e experientes contra as duas mais novatas.

As meias-finais do Women’s Indoor Oeiras Open têm início marcado para as 11 horas deste sábado, com entrada livre para todo o público.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.