OEIRAS – Na estreia em provas Challenger, o jovem Gonçalo Marques ficou muito perto de vencer Benjamin Hassan (339.º ATP, mas antigo 143.º) no primeiro encontro do Oeiras Open 4.
O tenista da Líbia triunfou com os parciais de 7-6(1), 4-6 e 6-4 em 2h05, mas contou com feroz oposição do estreante.
Marques, um dos quatro wild cards para a fase prévia da competição, bateu-se com unhas e dentes no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor e pairou a surpresa no ar. O luso de 20 anos, atleta da Frederico Marques Tennis Academy, chegou a liderar o terceiro set com break de avanço (2-1) e a 4-4 dispôs de três pontos de break consecutivos para ficar a servir para o encontro.
Antes, Gonçalo Marques inverteu uma desvantagem de 5-1 no primeiro parcial e salvou cinco set points no nono jogo do parcial inaugural, mas chegado ao tie-break só foi capaz de amealhar um ponto.
Frente a um adversário possante e com elevada capacidade de disparar winners, Marques foi capaz de ser sólido e assustar um dos cabeças de série da fase preliminar (nono) com muito bom ténis e capacidade de acelerar a bola. Mostrou boas bases para o futuro, sobretudo após tantos problemas físicos vividos nos últimos tempos.
Depois da estreia a atingir quartos de final e meias-finais em Loulé, o jovem português soma outro marco digno de registo após a primeira participação em provas deste gabarito.
Tiago Torres, Salvador Monteiro, Francisco Rocha, João Dinis Silva e João Domingues ainda vão este domingo tentar o primeiro êxito para as cores nacionais no derradeiro Challenger do Jamor em 2026.