Seleções nacionais de +40 carimbam acesso aos quartos de final do Mundial de Veteranos

Beatriz Ruivo/FPT

As seleções portuguesas de +40 confirmaram esta segunda-feira o favoritismo e o estatuto de cabeças de série dos respetivos grupos e garantiram a passagem aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Veteranos.

Tal como nos embates da primeira jornada, as duas equipas lusas triunfaram por 3-0 praticamente sem conceder jogos às congéneres adversárias: a seleção masculina da Tony Trabert Cup só permitiu cinco jogos ao Canadá, a feminina, na Young Cup, ainda melhor, somente três à Suécia.

Nos homens, o capitão Gonçalo Nicau venceu por 6-2 e 6-0 o canadiano Alexis Charpentier; Fred Gil, número um mundial no escalão e antigo 62.º ATP, não perdeu qualquer jogo contra Michal Pietras; e o par composto por João Ferreira e José Ricardo Nunes (campeões nacionais de pares e outrora campeões europeus de +35 em conjunto) fecharam a eliminatória com triunfo por 6-1 e 6-2 diante Alexei Bykov e Patrick Flint.

Nas senhoras, a capitã Rita Freitas, pelo contrário, operou alterações em relação ao confronto inaugural. Patrícia Couto abriu as hostes e não perdeu qualquer jogo (6-0 e 6-0) contra a sueca Renata Utorova; Freitas, número dois mundial em +40 e já três vezes campeã mundial individual em +35, superou Jenny Persdotter com os parciais de 6-0 e 6-1; no par, Couto e Catarina Ferreira passaram por Annika Myrhage e Renata Utorova por 6-0 e 6-2. Frederica Piedade foi poupada nesta jornada.

Os quartos de final disputam-se na quarta-feira, pelo que agora ambas as seleções têm um dia de descanso. Os adversários no antepenúltimo dia da competição ainda não estão definidos, mas pelo que se viu nas duas primeiras eliminatórias, ambas as equipas lusas têm legítimas aspirações a medalhas.

Diga-se que no conjunto das duas jornadas, a equipa masculina +40 só cedeu 13 jogos em seis vitórias e a feminina do mesmo escalão apenas permitiu 14 à oposição no mesmo número de duelos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.