Elena Rybakina juntou o melhor de dois mundos e sagrou-se campeã do US Open pela primeira vez ao vencer Aryna Sabalenka numa final que independentemente do desfecho já se sabia servir de render da guarda para a cazaque, nova número um mundial a partir de segunda-feira.
Tal como em Melbourne, no início do ano, Rybakina venceu Sabalenka para conquistar um título do Grand Slam, desta vez com os parciais de 6-4, 5-7 e 6-2 a servirem para derrotar a bicampeã em título.
Pela primeira vez desde 2022, Sabalenka terminará uma época sem vencer qualquer Major (tem agora quatro títulos em nove finais).
Rybakina já tinha garantido a subida ao primeiro lugar do ranking na quarta-feira, ao inscrever o nome nas meias-finais, mas com a conquista deste domingo selou uma quinzena perfeita em Nova Iorque, onde ergueu o terceiro título da carreira em torneios do Grand Slam.
Depois de Wimbledon em 2022 (a inédita edição sem pontos por causa da invasão da Rússia à Ucrânia que lhe dificultou a chegada a número um mundial) e do Australian Open já este ano, o troféu neste US Open deixa Rybakina a apenas uma vitória em Paris de completar o Grand Slam de carreira.
Desde 2000, apenas três mulheres conseguiram vencer os dois Majors de piso rápido numa só época: Angelique Kerber em 2016, a própria Sabalenka em 2024 e agora Rybakina, que também venceu a bielorrussa no final da temporada passada para conquistar pela primeira vez o WTA Finals.