Épica, porque não há melhor palavra para a descrever. Inesquecível, merecida, suada. A disputar o primeiro encontro da história do ténis português na condição de cabeça de série de um torneio do Grand Slam, João Sousa regressou em grande aos courts de Flushing Meadows para somar uma nova vitória no US Open e apurar-se para a segunda ronda do torneio nova-iorquino. Mas que final de noite!
No ‘pequenino’ e bem lotado court 5, não tardou até que o público aderisse em massa à batalha que ali começava a nascer para ver o tenista vimaranense regressar ao maior torneio norte-americano em grande forma. Se do outro lado da rede esteve um inspirado Frank Dancevic, Sousa — apoiado por muitos dos adeptos locais — mostrou-se superior ao conseguir confirmar o teórico favoritismo para vencer por 7-6(6) 3-6 6-2 4-6 7-6(2) num embate que apenas se deu por terminado após 3h33′.
Primeira vez cabeça de série num dos quatro torneios mais importantes da modalidade, o pupilo de Frederico Marques entrava em acção num palco bem conhecido (afinal, ali alcançou a terceira ronda em 2013) e com muitos olhos postos na sua figura: o encontro começou por ser transmitido no Eurosport Player e, já na fase final, foi inclusive mostrado no Eurosport 2 a todos os portugueses (e não só!). Entre expectativas do público e respostas à altura vindas do lado canadiano da rede, foi João, o Guerreiro, a vencer. No total, apontou 44 winners e 37 erros não forçados (contra 50/51 de Dancevic).
Foi preciso suar muito para conseguir a vitória. Logo no parcial inaugural, Sousa viu Dancevic adiantar-se no marcador de forma significativa e dispor de cinco set points consecutivos no tiebreak, mas nem por isso desistiu. Também a título de exemplo, e já no set final, o português liderou por 5-2 mas acabaria por perder a vantagem, sendo então necessário restabelecer os níveis de concentração para, então, proceder a uma nova recuperação. Assim foi. Com classe, garra e muita convicção. Estava ganha mais uma maratona para o ténis português.
Enquanto festejava o merecido triunfo e autografava as dezenas de objectos com que era confrontado, João Sousa começava a ser muito elogiado pela imprensa internacional e também por todos os seguidores do encontro via internet (mais precisamente o Twitter), que voltaram a reconhecer todas as suas capacidades de luta mesmo em momentos mais críticos para ultrapassar difíceis obstáculos em momentos delicados.
De volta ao US Open jogado, o número um nacional e actual 37º classificado no ranking ATP (que defende então o estatuto de trigésimo segundo pré-designado em Nova Iorque) apura-se para a segunda ronda do Major norte-americano pela segunda vez consecutiva e procurará agora repetir a terceira eliminatória de 2013. Para isso terá de ultrapassar o belga David Goffin. Antes, contudo, um merecido descanso.