É de forma otimista que Frederico Gil encara a sua participação no Campeonato Nacional, onde participou pela última vez no ano de 2007 (conquistando mesmo o troféu). Presente no sorteio dos quadros principais do Campeonato Nacional Absoluto, na Sala de Imprensa do CIF, o tenista sintrense mostrou-se confiante em relação à prova e voltou a falar da selecção portuguesa da Taça Davis.
“Quero continuar o bom trabalho que estou a fazer. Estou contente porque por esta altura no ano passado estava a passar por uma fase difícil e estar aqui um ao depois é muito bom. Estou a sair dessa fase, a ganhar forma, feliz e com saúde e isso tem sido o mais importante”, começou por afirmar o vice-campeão do Portugal Open em 2010.
Precisamente em 2010, Gil derrotou Rui Machado nos quartos-de-final do maior torneio de ténis português e poderá repetir a contenda agora, quatro anos depois, nas meias-finais do Campeonato Nacional. “Temos um quadro super interessante. Fico contente por ter um bye na primeira ronda. Estou com boas sensações para este torneio, sempre gostei muito de jogar em Portugal e gostava de voltar a ser campeão nacional. O meu objectivo é claramente conseguir enfrentar as adversidades que me vão aparecendo e dar o meu melhor em cada uma delas. Se isso for possível para ser campeã nacional, ótimo!”
Em relação à Taça Davis, Gil revelou trabalhar para o regresso: “Gosto muito de Portugal, um dos meus sonhos é ajudar Portugal a chegar ao Grupo Mundial. Penso nisso todos os dias, tenho o objectivo bem definido para mim mas sei que vai demorar o seu tempo até que possa ajudar a selecção. Fiquei com pena de não conseguirmos manter-nos no Grupo I mas vejo a equipa a ficar cada vez mais sólida e temos uma estrutura por trás que está cada vez mais atenta e isso deixa-me motivado para lá chegar.”