Um, dois, três, quatro, cinco… Seis! Depois de uma longa sequência de torneios, Tomas Berdych conseguiu mesmo tornar-se no sexto jogador a garantir presença no ATP World Tour Finals, que se disputa entre os dias 9 e 16 de novembro na O2 Arena, em Londres.
Em busca da sua quinta participação consecutiva no torneio de encerramento de temporada, onde em 2011 atingiu as meias-finais, o tenista checo de vinte e nove anos tinha esta sexta-feira pela frente o sul-africano Kevin Anderson, contra quem havia vencido os onze encontros até então disputados, e teve de se aplicar muito para vencer por 6-7(4) 6-4 6-4 e garantir a passagem às meias-finais do Masters 1000 de Paris.
No entanto, mais do que a disputa da próxima fase na cidade luz, Berdych somou os pontos necessários para confirmar matematicamente o apuramento para o torneio de encerramento da temporada sem depender de terceiros, juntando-se assim a Novak Djokovic, Roger Federer, Stan Wawrinka, Marin Cilic e Andy Murray.
Assim, ficam a sobrar duas vagas, sendo que Kei Nishikori, David Ferrer e Milos Raonic estão ainda em luta. O próximo duelo em Paris colocará frente a frente Federer e Raonic e, caso o suíço saia vencedor, Nishikori e Ferrer ficam automaticamente apurados, sendo que o canadiano apenas poderá viajar para a O2 Arena na condição de suplente.