A recuperação é um processo a longo prazo. Quem o afirma é Rafael Nadal, que, cada vez mais próximo do regresso aos courts após ver ser-lhe removida uma apendicite, diz ser necessário algum tempo até que esteja de volta ao seu melhor nível.
“O mais importante para mim é que o meu corpo me deixe fazer o trabalho de recuperação necessário para uma vez mais conseguir voltar em forma”, começou por confessar Nadal enquanto assistia a um encontro de caridade de golf em Maiorca, a sua cidade natal. “Hoje fiz desporto pela primeira vez desde a operação, até agora só tinha trabalhado no ginásio”, disse ainda, fazendo alusão aos momentos passados em campo com José Maria Olazabal.
Para já, e tendo regresso marcado no início de 2015, aquando do torneio de exibição Mubadala World Tennis Championship, o número três mundial diz ser “melhor regressar um bocadinho mais tarde do que não vir sequer a regressar. Espero estar a jogar a um nível muito competitivo depois de Doha e Melbourne, isto é, nos torneios de Indian Wells e Miami. Vou trabalhar muito para competir e vencer os torneios que disputo.”
Para além da apendicite, também lesões no pulso e nas costas perturbaram o maiorquino de vinte e oito anos nos últimos tempos. Em 2014, temporada em que acabou por falhar o World Tour Finals, teve como melhores resultados o vice-campeonato em Melbourne e o título em Paris.