Feliciano Lopez. Se o quadro principal do Millennium Estoril Open fosse sorteado nesta segunda-feira, seria ele o primeiro cabeça de série da edição inaugural do ATP 250 português, que arranca já no próximo sábado, dia 25 de abril, nos courts de terra batida do Clube de Ténis do Estoril. Só um convite (wildcard) o pode impedir.
Dizem as regras que para o sorteio de um quadro principal conta a última atualização da tabela classificativa do circuito. Ora, seguindo à risca a alínea do regulamento e a classificação apresentada nesta segunda-feira pela ATP, o espanhol — que não subiu nem desceu — surge como o melhor classificado entre os inscritos na prova (12º), seguido de Kevin Anderson e Tommy Robredo. Por coincidência, a ordem dos três primeiros mantém-se em relação à lista de inscritos, assim como o número de atletas do top20 (3) presentes na prova, mas há uma alteração na quarta posição: Leonardo Mayer (agora #24) ultrapassou o ainda em dúvida Richard Gasquet (#27).
Mantendo a suposição (“se o quadro principal fosse sorteado nesta segunda-feira”…), em sexto lugar estará o francês Adrian Mannarino (29º posicionado no ranking), seguido de Jeremy Chardy (32º) e Nick Kyrgios, o 41º classificado na tabela ATP.
Só um fator (não contabilizando eventuais e indesejadas desistências) pode mudar a lista de cabeças de série que segue o ranking desta segunda-feira: a atribuição de um (ou dos dois) wildcard restante a um tenista que ocupe um lugar pelo menos superior ao do australiano e, assim, empurre de uma forma ou de outra os favoritos. Recorde-se que, até à data, Frederico Silva foi o único a receber um convite para o quadro principal da prova.
Lista de cabeças de série à data desta segunda-feira (com 2 wildcards por atribuir):
- Feliciano Lopez, #12 ATP
- Kevin Anderson, #17 ATP
- Tommy Robredo, #20 ATP
- Leonardo Mayer, #24 ATP
- Richard Gasquet, #27 ATP
- Adrian Mannarino, #29 ATP
- Jeremy Chardy, #32 ATP
- Nick Kyrgios, #41 ATP