Frederico Silva apadrinha estreia de Tiago Cação com vitória

O torneio de Idanha-a-Nova acolheu nesta tarde de quarta-feira a estreia de Tiago Cação no quadro principal de singulares de uma prova do circuito profissional da ITF. Nunca antes o jovem tenista português de 17 anos havia logrado furar a fase de qualificação dos sete torneios (seis em solo português) daquele escalão que disputou até à data. O anfitrião de serviço foi Frederico Silva, número 4 português e com percurso já cimentado no circuito “Future”, que não permitiu ao seu conterrâneo ir mais além.

A disputar o oitavo torneio de nível “Future” na presente temporada, Frederico Silva, que esta semana aparece no 275º posto da classificação mundial – está a sete posições de igualar o máximo de carreira -, gastou apenas duas partidas para determinar o afastamento do ainda júnior Tiago Cação, com parciais de 6-2 e 6-3.

O espanhol Georgi Payakov Rumenov, que conquistou recentemente os torneios de Coimbra e Pombal, é o próximo oponente de Frederico Silva, naquele que será um dos encontros mais aguardados do dia de amanhã. É que se por um lado o tenista espanhol não perde um set há sensivelmente um mês (altura em que somou a última derrota), por outro, o pupilo de Pedro Felner já sabe o que é levar de vencida o actual 607º colocado do ranking ATP – fê-lo em março último, nos quartos-de-final do torneio de Loulé, e em duas partidas.

Nota também para o triunfo de João Domingues (542º) frente ao qualifier espanhol Pedro Dominguez Alonso (1736º), por 6-3 e 6-4. Note-se que o oliveirense atingiu, pelo menos, os quartos-de-final nos três últimos torneios que disputou. Jean Baptiste Mateo, oriundo da fase prévia, é o próximo oponente.

Nos restantes encontros da jornada, destaque para as vitórias de Gonçalo Falcão (d. Tiago Lourenço com parciais de 3-6 6-2 e 7-5, Nuno Deus (d. José Maria Moya, por 6-1 e 6-0), Vasco Mensurado (d. Inigo Santos-Fernandez, por 6-2 e 7-5) e Romain Barbosa (d. Duarte Vale, com parciais de 6-3 1-6 e 6-2).

Alinhamento dos embates dos tenistas lusos na segunda ronda:

[1] Frederico Silva vs Georgi Rumenov Payakov

Nuno Deus vs [3] Sebastien Boltz

[4] João Domingues vs Jean Baptiste Mateo

[7] Romain Barbosa vs Alejandro Ortega Palacios

[8] Vasco Mensurado vs Gonçalo Falcão

A primeira edição do torneio de 10 mil dólares de Idanha-a-Nova decorre até ao próximo dia 31, domingo, nos courts de piso duro do Clube de Ténis local. A segunda edição, que encerra uma série de cinco eventos consecutivos disputados em território nacional, acontece entre os dias 1 e 7 de junho.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.